COMENTÁRIOS

Convidamos os visitantes a postar seus comentários, que serão publicados desde que o autor se identifique.
Bom apetite, antropófagos!

Salvador, Pindorama, ano 456 da deglutição do Bispo Sardinha.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto apresentado por Oswald no Primeiro Congresso Brasileiro de Filosofia

UM ASPECTO ANTROPOFÁGICO DA CULTURA BRASILEIRA: O HOMEM CORDIAL (1950)

Pode-se chamar de alteridade ao sentimento do outro, isto é, de ver-se o outro em si (...) A alteridade é no Brasil um dos sinais remanescentes da cultura matriarcal. (141)

“Na civilidade há qualquer coisa de coercitivo – ela pode exprimir-se em mandamentos e em sentenças. Nossa forma ordinária de convívio social é , no fundo, justamente o contrário da polidez”. (Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, cap. V)

O “Homem cordial” tem no entanto dentro de si a sua própria oposição. “Ele sabe ser cordial como sabe ser feroz” (...) No contraponto agressividade – cordialidade, se define o primitivo em Weltanschauung (...) Compreende a vida como devoração e a simboliza no rito antropofágico, que é comunhão. (143)

11 comentários:

  1. Concordo com o Sergio,das nossas relações cotidianas os afetos e desafetos me parecem ser uma nossas principais caracteristicas para norteamento da vida,é a cordialidade que da carona a um colega, é a mesma que propõe contratos de trabalho baseado na indicação(pistolão),é a mesma que chama de estrangeiro de "Meu rei",é a do jeitinho brasileiro de furar fila na xerox reconhecendo o amigo oportuno,que entende o publico e o privado como uma trança,não os separa,(o interresse publico e o interresse pessoal geralmente se confundem principalmente na politica brasileira),diferente do que me parece o homen europeu que anda com um código de ética debaixo do sovaco. Somos diferentes isso é fato,somos cordiais isso é foto,somos a fotografia da diversidade planetaria.

    Gabriel ormuz Machado -

    ResponderExcluir
  2. O homem cordial é o homem visceral - movido pelos instintos do coração. É aquele que aceita ser amado ou odiado, mas nunca esquecido. Falem mal, mas falem de mim, já diz o ditado. É o homem brasileiro! "O brasileiro é capaz de guerrear e até mesmo destruir; no entanto, suas razões animosas serão sempre cordiais, ou seja, emocionais". Quer algo mais antropofágico que isso?

    ResponderExcluir
  3. A cordialidade lembra tolerância, tratamento gentil, hospitalidade, generosidade... são interprestados como marca do brasileiro. Mas na verdade o cordial vem do que é movido pelos instintos do coração. Homem visceral. Sem formalidades. Aquele que prioriza o afetivo, as relações pessoais em favor de seus interesses e questões...cordiais ou ferozes.

    ResponderExcluir
  4. n sei comentar nada sobre esse, mas gostei muito dessa forma de pensar do oswald, penso algumas vezes linhas de pensamentos parecida com essa???

    ps: n precisa aceitar esse comentàrio,
    flw

    ResponderExcluir
  5. Carga canhestra que se car-rega

    C(a)o((s))rdial, tensionar os músculos do coração caraíba, em Carnaúba ou Itapira, em Amargosa - choça de cachaça choca - trancafiar o homem no baú caduco do anhangá em trans(E)sito horas-e-horas...

    Acordar o Melvoraz,o gigante que descansa a cabeça na nascente do Chico e molha os pés na Bahia de Todos os Santos. Necessário é lamber a maria-louca no xilindró...

    "O homem cordial também é o homem forca o homem foça o homem açude o homem bitucas"

    Acordar o Melvoraz, como disse outrora, nem sei mais quando: o sangue e o melaço.

    ResponderExcluir
  6. Cordialidade subjulgada como algo civilizador,
    que pode ser ou não,mas,que não deve-se descartar
    a natureza inerente ao homem"selvagem ou manço",
    "civilizado ou bárbaro".

    ResponderExcluir
  7. Sim, dentro da concepção humana, este dois sentimentos, permeiam todo o ciclo da razão. Embora haja distonia, sobre tudo da autocrítica, mas está “instrícto sensu” nesta natureza
    É o que move seu coração em determinado olhar, o afeiçoamento, o desejo de querer bem ao outro. Neste mesmo Ser, quer dotado de múltiplos sensoriais controlam o que acham, na aquele momento, ser agressivo, uma vez que este mesmo sentimento será tão preciso em outras etapas correlatas de seu cotidiano. Assim, o cordial e agressivo compõem duas pálpebras sobre a perspectiva existencial humana.

    ResponderExcluir
  8. Gismar Junior - BI Humanidades Noturno

    O homem cordial é um homem sensato, justo, observador, deverá agir na hora certa e com a arma certa sendo pra fazer o bem ou pra fazer mal, pois é dotado de consciência critica.

    ResponderExcluir
  9. Quando se fala em convívio social, é necessário que os indivíduos que compõe uma sociedade, possuam um discernimento a respeito do que é igualdade social, bem como os deveres e direitos de cada cidadão dentro dessa sociedade.
    Muitas vezes, as pessoas acham que são superioras as outras, numa idéia eurocêntrica do seu eu. Porém, é preciso que esses indivíduos que agem dessa forma percebam a necessidade de ver que outro, possui valores que devem ser respeitados e garantidos.
    Muitos indivíduos que compõe à sociedade de modo geral, só tratam bem o seu semelhante, quando conseguem satisfazer os seus próprios desejos pessoais, nesses momentos, essas pessoas têm uma postura cordial e amiga, entretanto, quando percebe que seus objetivos não são atingidos, elas se modificam drasticamente, passando agir de maneira agressiva, querendo passar por cima dos direitos de outros cidadãos, sem pudor, ética e respeito pelo seu semelhante

    Paulo Roberto S. Menezes BI Humanidades (Noturno)

    ResponderExcluir
  10. [ANTONIO RICARDO - AAI 2017.1]

    Essa comunicação citada por Oswald em 1950 não era importante apenas
    pelo aspecto reflexivo que a acompanhava, mas marcava a retomada
    das ideias antropofágicas dos anos 20 que estavam sendo esquecidas.
    É uma citação curiosa de uma interpretação heterodoxa do texto de
    Sérgio Buarque que nos remete a repensar a cordialidade

    ResponderExcluir
  11. Essa comunicação citada por Oswald em 1950 não era importante apenas
    pelo aspecto reflexivo que a acompanhava, mas marcava a retomada
    das ideias antropofágicas dos anos 20 que estavam sendo esquecidas.
    É uma citação curiosa de uma interpretação heterodoxa do texto de
    Sérgio Buarque que nos remete a repensar a cordialidade
    Antonio Ricardo- Turma de AAI 2017.1

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem, que ela será avaliada para publicação, desde que assinada pelo autor. Abraço, Ivan.